Viagem de negócios ao Dubai: o que esperar?

Os nossos conselhos para uma estadia de sucesso no Dubai entre modernidades e culturas: mundança de ares garantida

< Regressar ao blogue Travel Style
Uma primeira estadia no Dubai pode ser particularmente supreendente, entre o ambiente excessivo na vanguarda da modernidade e códigos culturais muito diferentes das normas ocidentais.
Perspetiva das especificidades de um pequeno território com um poder colossal, agradável para fazer negócios.

Um pequeno território virado para o céu

Vemos muitas vezes o Dubai como uma cidade de exuberância e de infinitas possibilidade.
E é verdade que, banhada pelo luxo, a capital do emirado do Dubai é o local dos projetos grandiosos. Desde a maior torre do mundo, o Burj Khalifa, aos gigantescos centros comerciais onde pode passar o dia a fazer compras, a cidade atrai tanto os expatriados como os turistas e os viajantes de negócios.
Poderá ver como a qualidade de vida é agradável, com uma oferta de atividades recreativas abrangente e variada, que vão desde um mergulho na praia a uma excursão no deserto, passando pelos parques de diversões. 

As vantagens do negócio

Apresentando bastante o seu dinamismo económico, a cidade atrai um grande número de estrangeiros que vêm cá fazer negócio, quer seja apenas em viagem de negócios ou com vista a instalarem-se. Baseada no petróleo, a economia do Dubai diversificou-se para se tornar tanto num centro financeiro como num destino turístico de referência.

Os projetos imobiliários têm um lugar importante, especialmente os edifícios aos complexos turísticos. Outra particularidade, o Dubai implementou zonas francas de forma a facilitar as trocas comerciais. Os estrangeiros podem ter sociedades e as mercadorias em movimento não são taxadas pelas alfândegas. 

População cosmopolita e tradições

Uma grande maioria dos residentes do Dubai possui um cartão de identificação de outro país. Na verdade, o idioma mais frequentemente utilizado é o inglês, enquanto que os cartazes e os painéis indicadores são na maioria das vezes bilingues, em árabe e em inglês.
Os nativos do Dubai são reconhecíveis nas suas vestimentas tradicionais, gandoura branco para os homens, ou uma túnica preta para as mulheres.

A religião oficial é o islamismo, mas os outros cultos são tolerados.
Se os não muçulmanos forem convidados a observar um comportamento correto, as regras são relativamente simples. Assim as mulheres não têm que se esconder, e as roupas ocidentais são toleradas, cobrindo de preferência braços e pernas, particularmente num âmbito de negócios.
Quanto ao álcool, deve ser consumido em locais fechados, como nos hotéis, e o período do Ramadão proíbe todos de beber, comer ou fumar em público durante o dia. Mais uma vez, nos espaços fechados, é possível comer e beber em qualquer altura.

Regras comerciais e boas maneiras

Quando estiver a planear uma viagem para o Dubai, pense que os dias livres são à sexta-feira e ao sábado. O mais difícil de perceber é talvez o aspeto cultural, nomeadamente nas reuniões de negócios.

Assim, as boas maneiras são um valor importante e responde a regras relativamente exigentes.
A hospitalidade, sobretudo, é fundamental. Assim, será sistematicamente recebido com um chá ou um café, coisa que não é bem vista de recusar. Nos negócios, não é habitual abordar os assuntos de forma frontal, mas sim deixá-los surgir após um tempo de “small talk”, debates gentis mais uma vez associados às regras das boas maneiras. Seja paciente, terá tempo de expor os seus assuntos no momento oportuno.

A não perder

Em 2020, o Dubai celebrerá os seus 50 anos com uma enorme presente: a Exposição Universal.
Instalada durante um período de seis meses a partir de 20 de outubro de 2020, as instalações da Exposição Universal passarão então a ser o Dubai Trade Center Jebel Ali: um local dedicado às tecnologias inovadoras no seio do qual os visitantes poderão encontrar a exposição do evento, assim como edifícios e hotéis de luxo.

Publicado por Laurence a 26/01/2018 Copyright : © dblight

ISTO PODE TAMBÉM INTERESSAR-LHE:

5 coisas a fazer em Banguecoque

Visitas, experiências, paisagens… a capital tailandesa está repleta de coisas para fazer.

As melhores aplicações para as suas deslocações

Todas as aplicações indispensáveis para descarregar antes de partir em viagem.

Gerir uma viagem no tempo dos chatbots

Está a preparar uma viagem de negócios? Acabe com os formulários, entre na era dos bots!

< Regressar ao blogue Travel Style