Deslocação profissional e Geração Y

Descubra como as expetativas e o modo de vida da Geração Y estão a mudar, a pouco e pouco, as viagens de negócios

< Regressar ao blogue Travel Style
Esta geração representa atualmente cerca de um terço dos passageiros em voos de negócios e irá ultrapassar os 50% em 2020. A Geração Y*, jovens dos 18 aos 35 anos que começam a investir no mundo dos negócios, não tem as mesmas prioridades que os baby boomers**.
Experiência, encontros, redes sociais omnipresentes… a mesma está a criar um novo modo de reaprender as viagens de negócios. 

Ávida de experiências, acima de tudo

Muito menos caseira do que as gerações anteriores, a Geração Y nasceu a ver o mundo como uma vasta rede. Muitos fizeram parte de um programa de intercâmbio universitário, a maioria considera as viagens um estilo de vida e os voos para o estrangeiro já não são excecionais: são mesmo uma prioridade! Habituada a explorar o mundo e a estabelecer contactos a nível internacional, a Geração Y dá indubitavelmente mais importância à experiência do que ao conforto.
Posto de outra forma, uma viagem de negócios de sucesso é uma viagem que a nutre. O que deseja esta geração? Conhecer os seus pares, saber mais sobre a vida local, retirar valor acrescentado da própria deslocação. Não é surpreendente que planeie facilmente os modos de alojamento, como a locação partilhada ou as trocas de apartamentos, etc.

Sempre de olho na melhor relação qualidade/preço

A Geração Y não é insensível ao valor de uma viagem de negócios. Porém, não é o luxo que a atrai, mas antes a relação qualidade/preço de que beneficia. Nascida na era dos comparativos, a Geração Y consulta várias fontes antes de confirmar a reserva de um alojamento, fazendo tenção de escolher a melhor oferta possível.
O que conta é a otimização do valor e a experiência, sempre, antes dos bens materiais. O que privilegia a Geração Y? Uma boa ligação Wi-Fi, uma área de trabalho agradável, mas também espaços de lazer, onde seja possível conhecer pessoas e relaxar. A mesma procura um equilíbrio. 

Nunca sem o smartphone

Outra geração, outra forma de atuação: a espontaneidade e a conetividade são os primeiros reflexos da Geração Y nas viagens de negócios. Algo impossível de fazer sem o smartphone: cerca de um terço utiliza-o para reservar diretamente a sua viagem.
Esta geração também é muito mais propensa a usar os seus dispositivos móveis para melhorar a experiência de viagem no destino através de aplicações. Uma viagem que gere na ponta dos dedos através do ecrã tátil. Seduzir a Geração Y significa também propor-lhe serviços através de aplicações. 

A importância da reputação eletrónica

Para planear uma estada, a maioria dos jovens viajantes de negócios (80%) baseia-se nos comentários online. Valorizando os comentários positivos, também é muito mais provável que publiquem um comentário negativo sobre a sua experiência nos hotéis, restaurantes e transportes (sejam eles aéreos, coletivos, táxis ou viaturas de locação) se tal se impuser: é a chamada era da colaboração. 

O “bleisure” como estilo de vida

Por fim, a Geração Y já não pretende fazer uma distinção clara entre lazer e negócios. Pelo contrário. Está inclusive pronta a prolongar a sua viagem de negócios em prol de alguns dias para visitas e atividades de lazer ou para aumentar os seus conhecimentos do país ou da cidade de destino. É aquilo a que se chama “bleisure” – longe de ser um capricho, é uma verdadeira alavanca que lhe permite trabalhar nas melhores condições. 

Publicado por Magali a 26/02/2018 Copyright : © Izabela Habur * Geração Y: pessoas nascidas entre 1980 e 2000, adeptas das tecnologias de informação e comunicação; o que as distingue das gerações mais velhas é o facto de terem nascido e sido criadas na era digital. ** Baby boomers: pessoas nascidas na Europa durante o período da explosão demográfica (“baby boom”) após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1946 e 1964.

ISTO PODE TAMBÉM INTERESSAR-LHE:

5 coisas a fazer em Banguecoque

Visitas, experiências, paisagens… a capital tailandesa está repleta de coisas para fazer.

As melhores aplicações para as suas deslocações

Todas as aplicações indispensáveis para descarregar antes de partir em viagem.

Gerir uma viagem no tempo dos chatbots

Está a preparar uma viagem de negócios? Acabe com os formulários, entre na era dos bots!

< Regressar ao blogue Travel Style