Como gerir as despesas dos seus funcionários?

Quando um funcionário vai em viagem de negócios, todo um conjunto de pequenas despesas acessórias é suportado. Aqui estão ferramentas para o ajudar a geri-las.

< Regressar ao blogue Travel Style
Quando um funcionário vai em viagem de negócios, há despesas evidentes e previsíveis para uma empresa: o seu transporte de avião, comboio ou carro, o seu alojamento no hotel. Mas todo um conjunto de pequenas despesas acessórias é realmente suportado. Controlá-las permite economizar tempo e dinheiro.
Para tal, desenvolveram-se ferramentas para as empresas na última década. A tendência é soluções globais de gestão de despesas.

Constatar e avaliar o peso das despesas acessórias

Estas despesas acessórias podem ser os custos de almoços de negócios, de telefone ou de táxi por exemplo. Dependendo da empresa, podem ser módicas ou tornar-se bastante dispendiosas. São cada vez mais importantes à medida que as empresas se internacionalizam.

A internacionalização das transações

As PME assim como os grandes grupos adaptam-se à internacionalização das transações. Os seus diretores viajam cada vez mais para encontrar novos potenciais clientes mas também para fidelizar a clientela.
Esta frequência obriga as empresas a racionalizar esses custos. E isto na medida em que os funcionários são obrigados a utilizar cada vez mais serviços pagos suplementares.

A multiplicação dos serviços propostos aos viajantes de negócios

Efectivamente, os custos adicionais multiplicaram-se nos últimos anos. Os funcionários utilizam frequentemente hotspots de Wi-Fi pagos, por exemplo. Nos voos, já podem subscrever uma ligação à Internet paga, etc.

O custo do processamento das despesas acessórias

Todos estes custos suplementares não podem ser isolados da restante actividade económica de uma empresa. São cada vez mais numerosos e necessitam portanto de um sistema de gestão pertinente e eficaz. Uma empresa não pode geri-los tratando dos mesmos numa tabela de Excel como muitos ainda o fazem. Este tipo de gestão faz perder muito tempo e dinheiro às empresas.

Felizmente, estão disponíveis soluções de gestão dessas despesas. São de fácil utilização e cada vez mais adaptadas às PME.

Soluções para gerir melhor as despesas acessórias das empresas

As ferramentas de gestão dos custos profissionais multiplicaram-se nos últimos anos. São soluções informáticas que permitem centralizar todas as despesas suportadas pelos colaboradores. Algumas propõem mesmo ferramentas previsíveis das despesas. A empresa tem maior noção uma vez que tudo é transferido para este local: «pequenas» e «grandes» despesas.

Para que estas soluções sejam adotadas pelos funcionários e eles não continuem a efetuar reservas pessoais, devem ser confortáveis e facilitar-lhes a vida. Eles também devem receber formação sobre as mesmas. Estas soluções estão disponíveis em aplicação móvel para se adaptarem à mobilidade dos funcionários.

Alguns exemplos

Para as refeições de negócios dos funcionários, Business table propõe centralizar as reservas, as encomendas e a faturação. Para as reservas de hotéis ou de voos, os funcionários já podem utilizar ferramentas de reserva automática online (OBT ou SBT). Amadeus, KDS, Sabre são alguns exemplos.

KDS e a sua ferramenta NEO antecipa os custos das despesas acessórias em função da deslocação prevista. A empresa pode depois comparar os custos suportados pelo funcionário com estas previsões. Graças a estas ferramentas, a empresa pode propor à escolha dos seus funcionários um painel de fornecedores de serviços que se adapte à sua política.

Para soluções globais

Estas ferramentas de gestão propõem incluir sempre o maior número possível de serviços. Por exemplo, existe a solução Concur Travel & Expense e o seu Expense Pay. Esta propõe efetuar reservas online, modificá-las e tirar recibos. Todos os dados são imediatamente transformados em nota de débito. Os prazos de reembolso dos funcionários são reduzidos automatizando os custos de despesas e de pagamentos do cartão. Eles são informados em cada etapa do processo de reembolso, etc.

Todas estas novas soluções permitem poupar tempo e dinheiro às empresas. Graças às mesmas, as empresas podem retomar o controlo sobre as despesas acessórias e centrar-se na sua política de crescimento internacional.  

Publicado por Julie a 16/10/2017 Copyright : © Istock ©Petar Chernaev

ISTO PODE TAMBÉM INTERESSAR-LHE:

Proteger corretamente os seus funcionários

Atentados, epidemias, acidentes: garantir a segurança dos seus funcionários no estrangeiro.

Wipolo: a sua viagem totalmente no seu bolso

Finalmente uma aplicação que facilita a vida dos grandes viajantes!

< Regressar ao blogue Travel Style